sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oficialmente croata - enfim a Domovnica

Ateh q enfim, depois de 6 meses, saiu a minha Domovnica! Minha cidadania croata!
E nao foi por causa do meu marido nao, foi por causa do meu pai, pq se fosse pelo marido, do jeito q a burocracia eh chata aqui, acho q eu teria q esperar mil anos!
Bom de qualquer forma estou feliz pq sei q nunca mais vou ter q enfrentar aquelas filas e colocar mil carimbos nos meus papeis! Ja estava traumatizada!
Eeeeeee.....

50 comentários:

  1. Só 6 meses?
    Pedi minha cidadania há 1 ano e até agora nada!
    Pelas pesquisas no Google, o tempo médio de espera é de 2 anos. Como você conseguiu em 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou morando aqui em Zagreb! Sei q se pedir no Brasil demora dois anos, mas aqui, direto na policia, com os documentos do meu pai, que eh croata, demorou seis meses!

      Excluir
  2. Ola tudo bem? Vivo ha 6 meses na Croacia, em Split. Gostaria de manter contato, ja que nao conheço mts brasileiros por aqui, obrigada. Debora Pedroni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe a demora em reaponder, mas estou com baby pequeno e passei muito tempo sem olhar o blog! Vc mora onde em split?! Vamos manter contato sim?!

      Excluir
    2. Debora, eu moro em Splt há 1 ano também
      Antonio Mulanovich Sampaio
      antonio_sampaio@hotmail.com

      Excluir
    3. Antonio e Karen,
      meu namorado gostaria de fazer a cidadania dele na Croácia. Vocês sabem me dizer se um contrato de aluguel de uma casa ou apartamento serviria como comprovante de residência? A origem dele é em Blato, ele poderia requerer na PF de outra região? Agradeço se puderem me ajudar! Fabiola Zampini ( fabiolazampini@yahoo.com.br )

      Excluir
  3. Olá tudo bem, o meu demorou 3 anos e meio.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Mulanovich Sampaio20 de março de 2013 às 13:14

    A minha saíu em 10 dias! Quando cheguei em Split resolvi requisitar! Agora tenho tudo, passaporte, rg, seguro, rodin list OIB etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio

      Vc ja tinha documentação completa??
      Podemos conversar via email ou face, preciso da ajuda de vcs ai, pois se for mais vantajoso eu ir até a Croacia, seria otimo pois estou na Irlanda.
      face rosana stoico
      email; rosanastoico@hotmail.com
      MUITO OBRIGADA

      Excluir
    2. Ola Antonio,
      estou querendo ir pra Croacia fazer um curso da lingua e aproveitar e tirar minha cidadania como neta de Croatas. Se poder me dar dicas sobre o caminho melhor a seguir. Te agradeceria muitíssimo. Meu e-mail: angela@maistemporada.com.br

      Excluir
  5. Antonio Mulanovich Sampaio20 de março de 2013 às 13:15

    Moro em Split desde março de 2012!

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe como faço para ter informações de quem pode e como faz para pedir cidadania Croata?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc estiver no Brasil precisa ligar para a embaixada da Croácia em Brasília. Eles vão te dizer os papéis nevessários. Aqui na Croácia vc precisa autênticar seus papéis na embaixada do Brasil e depois levar td carimbado, junto com a Domovnica do seu parente croata (pai, mae, avô...), dar entrada no pedido e pagar as taxas!

      Excluir
  7. Aqui vc precisa levar td na polícia federal. No Brasil vc faz td na embaixada da Croácia. Vc pode pedir se for filho ou neto de croatas, se for casado ha maia de cinco anos com uma croata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karen, to correndo atras da minha tb, mas estou na Irlanda estudando, na sua experiência vc acha que consigo dar entrada na documentação levando os documentos que tenho do meu avô, mas eh a certidão de casamento que foi feita no Brasil? Meu avô morava em Budakovac e não sei como achar a certidão de nascimento original. Será que seu for na policia federal eles acham este documento ou vou ter que ir no cartório da cidade em que ele nasceu.
      Muito obrigada pela ajuda

      Rosana Stoico

      Excluir
  8. Sou advogado croata no Brasil e moro em Goiânia-GO, próximo à Embaixada em Brasília-DF. Tenho experiência em todo o processo. Se quizer me contatar, gc.kubijan@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Montamos todo o processo para a cidadania Croata, com todo o suporte, visite www.facebook.com/G7AssessoriaJuridica

    ResponderExcluir
  10. Acabei de voltar do Consular Day em SP ... e não deu certo ..... tinha estudado bem as 100 questões, mas precisamos também preencher um formulário lá na hora na frente deles .... e estava tudo em croata ..... resumindo ..... não consegui! Agora é esperar o próximo Consular Day .......

    Será que fica mais fácil tentar fazer direto na Crácia??? Pq tenho familia lá .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola como vc conseguiu o questionario????? vc ainda tem poderia me passar e e o formulário para preencher vc lembra qual o assunto? estou estudando para tirar a cidadania mas fica o que mais me preocupa é essa bendita prova...

      Excluir
  11. Olá Karen

    Você sabe se neto de Croata pode ter dupla cidadania brasileira/croata?

    Muito obrigado e parabéns pela conquista!!!

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , Fábio, tomo a liberdade para responder, pois, sou neto tb, e possuo.

      Excluir
    2. E bisneto de croata tbm tem direito a dupla cidadania?

      Excluir
  12. Meu pai é croata e queria muito conesguir a minha nacionalidade, ele já tentou mais é muito burocratico, queria uma ajuda de quem procurar e como fazer. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só no consulado Croata. você da entrada nos papeis é bem Burocratico e demorado.

      Excluir
  13. Preciso tirar uma duvida , meu marido tem cidadania Croata , quero saber quais são meus direitos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, gente! Desculpem a demora para responder! Como eu disse anteriormente, consegui a minha cidadania e passaporte pq meu pai eh croata e graças a Deus vivo, com todos os documentos em dia. No Brasil eu já havia dado entrada, mas demorava cerca de dois anos, na época. Qdo me casei e mudei para Zagreb, dei entrada direto aqui na PF com os documentos dos meu pai e avós e meus documentos devidamente carimbados. Paguei uma taxa, respondi algumas questões em inglês mesmo e passados seis meses ficou pronto! Poderia ter sido mais rápido, mas não tinha urgência e aqui, assim como no Brasil, a burocracia eh grande e lenta. Também sou casada com croata, mas consegui por causa do meu pai mesmo! O que sei eh que qdo o parentesco da pessoa eh o marido, tem que se esperar cinco anos de casados para pedir a cidadania, passar por entrevista, papéis etc... No Brasil, na embaixada da Croácia em Brasília ou no consular day em SP é possível, pelo menos era possível, retirar os formulários e pagar as taxas no banco. Hoje em dia, depois da entrada da UE, não sei como está o processo. Boa sorte á todos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Karen!
    Perdoe-me pelo o incomodo vc sabe me informar se bisnetos podem tirar a cidadania croata? Grato pela vossa atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bisneto eu nao tenho certeza, mas acho que sim, se vc eativer com os documentos. Como eu disse eu tirei a minha por causa do meu pai, quw eh croata, e tem todos os documentos. Eu tirei direto na policia federal de Zagreb. Pq moro aqui. Tb sou casada com croata, mas consegui minha cidadania por causa do meu pai. Eu antes tinha dado entrada nos papeis, na embaixada da Croacia em brasilia, mas na época demorava una dois anos. Não sei agora! Mas liga na Embaixada em Brasília, a secretária fala português e te explica tudo. Papéis e taxas que vc precisa preencher, pagar e apresentar. Boa sorte!

      Excluir
    2. Bisneto eu nao tenho certeza, mas acho que sim, se vc eativer com os documentos. Como eu disse eu tirei a minha por causa do meu pai, quw eh croata, e tem todos os documentos. Eu tirei direto na policia federal de Zagreb. Pq moro aqui. Tb sou casada com croata, mas consegui minha cidadania por causa do meu pai. Eu antes tinha dado entrada nos papeis, na embaixada da Croacia em brasilia, mas na época demorava una dois anos. Não sei agora! Mas liga na Embaixada em Brasília, a secretária fala português e te explica tudo. Papéis e taxas que vc precisa preencher, pagar e apresentar. Boa sorte!

      Excluir
    3. SOu Bisneto de Croata e consegui, só fique atento pois tem ano que fica aberto ou não aos bisnetos.

      Excluir
  16. Olá!
    A Cidadania croata pode ser repassada até os Bisnetos!!! Tenho 100% de certeza nessa informação pois minhas sobrinhas que são bisnetas conseguiram.

    ResponderExcluir
  17. Meu pai é italiano e minha mãe nasceu em rijeka, quando ainda era Iugoslava. Possuo passaporte italiano, porém seria possível eu obter a.cidadania croata também?

    ResponderExcluir
  18. Olá, pessoal.
    Gostaria de saber sobre como adquirir a nacionalidade croata.
    Vocês poderiam me informar em que casos isso é possível, documentos necessários, como a Constituição - não sei se o nome é esse - trata o assunto...?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Karen,
    Vc precisou apresentar comprovante de residência quando entrou com o pedido na PF? Porque vou viajar no mês que vem pra Croácia e queria, se for possível, aproveitar e entrar com o pedido de cidadania direto lá.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Bom dia. Gostaria de ter um opiniao voça, meu marido è filho de mae croata, mas infelizmente ela ja faleceu, acham que meu marido tem direito a nacionalidade croata mesmo nao vivendo no pais?

      Excluir
    2. Oi Bruna, você conseguiu tirar sua cidadania em zagreb? Precisou apresentar comprovante de residência?

      Excluir
    3. Oi! Eu apresentei comprovante de residência, mas uma amiga que fazia curso de croata comigo, era tb filha de croata, não. Ela apresentou o comprovante de matrícula do curso. O mais certo é pedir a lista de documentos na Embaixada da Croácia em Brasília. Eles sabem o q precisa para dar entrada aqui em ZG. Com certeza, pedindo aqui em Zagreb, apesar da burocracia, é muito mais rápido do que no Brasil. O mais importante é ter os documentos que provem a nacionalidade croata do seu parente. Abraços

      Excluir
  20. Oi Bruna,descobri seu blog através da minha procura sobre como fazer visto de moradia pra Croácia, infelizmente não estou conseguindo tantas informações...
    Você sabe se tem outro meio?Quero dizer,sem precisar de casamento...
    Bom,pra explicar um pouco minha história, eu sou modelo e conheci meu namorado na Índia, que também é modelo, quando meu contrato acabou vim para a cidade dele antes de seguir para Milão, acabei voltando antes de ir para outro país.Não parece tão complicado porque viajo bastante, mas essa questão do visto de turista de 90 dias entre 180 é muito irritante, e gostaríamos encontrar uma forma de eu poder ficar mais tempo aqui sem ter que me preocupar tanto... Não buscamos o casamento ainda porque eu só tenho 20 anos e porque ainda estamos crescendo profissionalmente, precisamos de dinheiro e em questão de emprego para nossa profissão não é muito farta aqui...
    Imagino que você deve receber muitas perguntas e deve tá um pouco de saco cheio de responder,porém, se você puder tirar um tempinho pra me responder eu irei ficar muito grata e irá me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Visto de moradia, não tenho muita certeza, mas se vc apresentar comprovante de matrícula no curso de língua croata, por exemplo, ou de trabalho, vc pode pedir por um ano e depois renovar se precisar. Mas no site do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Zagreb, vc consegue todas as informações sobre como conseguir visto de moradia na Croácia. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Karen,
    Meu pai é yugoslavo e eu brasileira e moro em Miami e gostaria de tirar a minha cidadania. Por onde tenho que começar? Por onde é mais facil? Que documentos preciso? Vc sabe de alguem bom que faça isso?
    Muito obrigada,
    Lucia Lazarevitch

    ResponderExcluir
  23. Olá Karen,
    Somos quase xarás!
    Eu estou querendo dar entrada na cidadania croata e aqui no Brasil agora o prazo estimado pela embaixada é de 3 a 4 anos!!!
    Queria ver com você, já li todo o seu blog, você diz que com uma matrícula de um curso eu conseguiria dar entrada no processo aí. Tenho os documentos de minha avó. O que mais precisa para dar entrada em Zagreb? Vc não precisou falar nada em croata? Quanto tempo demora mesmo, porque vc disse que conseguiu o seu em 6 meses e alguem aqui disse que conseguiu em 10 dias!
    Pode me ajudar nessas questões? De repente eu me matriculo em um curso de croata para estrangeiros e dou entrada daí mesmo!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Fato 1 ) Minha avó era Iugoslava, sei que ela morou em Čalma, na provincia de Voivodina, Sérvia e foi batizada em Lipovac na Croácia. Só possuo a certidão de casamento dela e seu RGI Brasileiro.
    Fato 2 ) Minha bisavó era de Obrovac, porém não tenho nenhum documento dela, apenas o nome no documento de RG de estrangeiro Brasileiro.
    è possível conseguir cidadania croata com estes documentos?

    Hvala Puno !!

    ResponderExcluir
  25. Pessoal, boa tarde.
    Meu marido tirou a cidadania Croata aqui no Brasil, o pai dele é Croata. Agora gostaria de tirar a cidadania croata da minha filha, que tem 1 ano e 2 meses. Vocês sabem qual é o procedimento? Já entrei em contato com a embaixada, mas ainda não obtive retorno.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, boa tarde.
    Meu marido tirou a cidadania Croata aqui no Brasil, o pai dele é Croata. Agora gostaria de tirar a cidadania croata da minha filha, que tem 1 ano e 2 meses. Vocês sabem qual é o procedimento? Já entrei em contato com a embaixada, mas ainda não obtive retorno.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, se a filha nasceu depois da cidadania dele é só requerer o registro dela na Croácia. Se não , tem que montar o processo de cidadania. gc.kubijan@uol.com.br Assessoria Jurídica em 28 países da União Europeia.

      Excluir
  27. Processo de cidadania croata, tem se modificado muito ao longo do tempo. Ainda mais agora que pertence à UE e crise migratória, novas normas mais rígidas virão. Corra enquanto é tempo. gc.kubijan@uol.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ola Karen, por favor, voce saberia me informar como esta o processo de cidadania ai na Croacia nos dias de hoje?
    Consultei por aqui mas é meio burocratico, alem de ter que falar croata e do tempo, que pode chegar a ate 3 anos.

    ResponderExcluir
  29. Karen boa tarde, vou me casar com um croata em breve , ele esta procurando emprego em Slavonski Brod , eu tambem preciso trabalhar apos me casar . Voce sabe me dizer se tem algum lugar la croacia que contrata brasileiros? Eu falo ingles obviamente mas croata ainda nao . Pensei em trabalhar no setor de turismo ou dar aulas de portugues na croacia. Vc tem alguma ideia pra me ajudar?

    ResponderExcluir