quarta-feira, 26 de março de 2014

Comidinha japonesa em Zagreb

Zagreb não é uma cidade com muitas opções para quem curte comida japonesa. Posso dizer que tem um restaurante muito bom e um médio. (Modéstia à parte, de comida japonesa eu entendo bem. Além de comer sempre, morei mais de 30 anos em São Paulo, uma cidade que tem mais restaurante japonês do que pizzaria, e restaurantes maravilhosos!)
Nesta semana fui conhecer um novo japonês, que abriu aqui no centro de Zagreb, o Akamaru. Ambiente bacana, decoração legal, mas não é melhor que o Takenoko, que ainda continua sendo, disparado, o melhor restaurante japonês de Zagreb. E duvido que tenha melhor na Croácia. 
O sashimi de atum no Takenoko é espetacular, como tem que ser! Aliás, tudo lá é muito bom!
Fica a dica para quem estiver visitando a cidade e quiser comer uma comidinha japonesa boa de verdade. O preço é salgadinho, mas vale cada centavo. 
Ah, para garantir a mesa é melhor ligar e reservar. 
O Takenoko fica no centar Kaptol, no centro de Zagreb.
http://www.takenoko.hr

                                          Foto:divulgação




segunda-feira, 17 de março de 2014

Picanha à vista!

É possível comer muito bem na Croácia, tem todo o tipo de comida, para todos os gostos. Mas algumas coisas que são comuns e apreciadas no Brasil não tem por aqui. Um bom exemplo é a picanha. O churrasco brasileiro faz falta!
De vez em quando bate aquela vontade, e aí?!
Aqui em Zagreb ainda não tem, mas na capital Eslovena, em Ljubljana, achei o Rodízio do Brasil. O nome já me deu àgua na boca, e fui conferir!
Saindo da capital croata Ljubljana fica a cerca de uma hora, uma hora e meia, de carro.
O restaurante é muito simpático, a maioria dos garçons fala inglês e espanhol e tem um brasileiro. No buffet saladas variadas com palmito, alcachofra, vinagrete... Tem também farofa, mandioquinha frita e feijoada para matar a saudade! Entre as carnes, picanha, maminha, cupim e até uma linguicinha.
 Tudo muito gostoso! Não é nenhum "Fogo de Chão" ou "Porcão", mas dá para matar a vontade.
Na minha humilde opinião, só duas coisas deixaram muito a desejar: a demora para passar oferecendo as carnes (não é a agilidade com que estamos acostumados no Brasil) e as músicas de fundo que são péssimas! Eu entendo o fato de tocar música brasileira, afinal trata-se de um restaurante brazuca na Eslovenia, mas não precisa ser "tche re tche rere", "tchu tcha tchu" e "nossa nossa"! Poderia ser boa MPB e Bossa Nova - Tom, Marisa, Gal, Cartola...
Masssss, tirando isso, vale a pena para matar aquela vontade que dá de vez em quando!
Um dos funcionários disse que já estão em negociação para abrir uma filial aqui em Zagreb. Se isso acontecer será ótimo. Até lá, qdo vier a saudade da picanha, o jeito é dar um pulinho até o país vizinho.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Zagreb é indicado o segundo melhor destino turístico da Europa em 2014.

Zagreb é indicado o segundo melhor destino turístico da Europa em 2014.

A cidade de Zagreb foi proclamada o segundo melhor destino europeu em 2014, depois da cidade portuguesa de O Porto. O ranking dos 10 melhores destinos foi elaborado pela organização sem fins lucrativos “European Best Destinations”, com sede em Bruxelas, que promove a cultura e o turismo na Europa. Zagreb é o centro econômico, político e cultural da Croácia, com museus importantes e muitos atrativos para seus visitantes. Vale a indicação.


*  Nota enviada pela jornalista e amiga  Lurdete Ertel.